Roberto Schwarz (Viena, 20 de agosto de 1938) é um crítico literário e professor aposentado de Teoria Literária brasileiro. Um dos principais continuadores do trabalho crítico de Antonio Candido, redigiu estudos sobre Machado de Assis elencados entre os mais representativos na fortuna crítica sobre o autor das Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Roberto Scwharz reuniu os escritos de juventude e em 1965 lançou “A Sereia e o Desconfiado” contendo diversos estudos sobre alguns escritores como Kafka, Mário de Andrade entre outros contemporâneos.
O livro de Schwarz traz ensaios críticos sobre algumas obras conhecidas pelo leitor e aborda temas como sociedade, cultura.
O livro é dividido por obras que são analisadas ao longo de duzentas e quatro páginas.
A obra é um convite à compreensão e discussão da trama brasileira, determinações econômicas, culturais e históricas que formam a nossa sociedade. Roberto Schwarz traz em “A sereia e o desconfiado” crítica literária inserindo abordagens sociais, econômicas na literatura. Schwarz analisa de forma inovadora diversos romances e interpreta conforme a sociedade da época.
Recomendo a leitura do livro de forma descompromissada e sem opinião formada, pois somente assim a busca incessante pelo conhecimento irá trazer inovações em pensamentos já cristalizados com o tempo.
Professora Débora Cássia
Nenhum comentário:
Postar um comentário